Vela está em alta no Iate

0
518

Em comemoração aos 72 anos do Iate Clube Jardim Guanabara foi disputada no dia 26 junho, a tradicional Regata de Aniversário, aberta a todas as classes náuticas, com a presença de velejadores dos clubes coirmãos, além de muitos outros convidados. Nas classes Oceano e Laser o primeiro colocado foi “Look”, de Ricardo Sacchetti, seguido de “Pois É”, de Vinicius Souza, e “Tahngarth”, de Daniel Carneiro.

Um dia antes, foi realizada a 1ª Gincana Junina da classe Optimist, objetivando o aprendizado e a confraternização entre os alunos das duas turmas da Escolinha de Vela Comandante Vaz. Todas as tarefas foram voltadas para a competição em grupo, de acordo com os ensinamentos náuticos adquiridos nas aulas, como tipos de nós, boa conduta no mar, montagem dos barcos e outras mais. Também foi realizada uma regata entre as equipes e, ao final, houve um churrasco de confraternização.

REGATAS CHICO MENDES E jEAN­ClAUDE SCHOTTE
Duas competições agitaram as águas da Baía de Guanabara nos dias 11 e 12 de junho. A primeira foi a 32ª edição da Regata Chico Mendes e a segunda foi a 1ª regata Jean­Claude Schotte. O clima ameno e o tempo favorável colaboraram para o sucesso de ambas as provas. O grande vencedor da Regata Chico Mendes, na classe Ranger 22, foi o barco “Meia­noite II”, de Eduardo Mendes, do Iate Clube Jardim Guanabara, seguido por “Catraio”, de Luiz Beckman, do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), na segunda colocação. Em terceiro, ficou o “Hook”, de Alexandre Haddad, também do ICRJ. Pela classe Bico de Proa, o primeiro colocado foi o “Partisan”, de Marcos Campos, do ICJG. Já na classe laser, a primeira colocação ficou com “Look”, de ricardo Sacchetti; em segundo, o “Tahngarth”, de Daniel carneiro, ambos do ICJG. À noite, foi realizada uma festa de confraternização no Pirata’s Pub, com direito a queijos e vinhos e com a presença dos competidores e de seus familiares. A embarcação “Meia­noite II” foi a vencedora da 1ª regata Jean­Claude Schotte, com a largada realizada em frente ao Iate e a chegada próxima à ponte Rio­Niterói. O “Catraio” e o “Hook” ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente.

CIRCUITO INTERNACIONAL DE VELA DE ILHABELA
O ICJG marcou sua presença na 49ª Edição do Circuito Internacional de Vela de Ilhabela, ocorrido entre os dias 23 e 30 de julho, considerado um dos mais importantes do Brasil e que reúne a nata da vela brasileira e sul­americana. O Comandante iatiano Eduardo Mendes tripulou o veleiro “Maestrale 4”, um dos mais modernos barcos da classe Oceano do Brasil, e conquistou um honroso terceiro lugar na classe Orc Silver.

­ Valeu muito a experiência. Espero que, em breve, consigamos montar uma equipe do Iate em condições de disputar provas desse nível – contou Eduardo.

REGATA PCSF
O mês de agosto começou com a regata de aniversário do Praia Clube São Francisco e o ICJG fez bonito. na classe Ranger 22, o segundo lugar ficou com “Meia-noite II”, de Eduardo Mendes, enquanto na Bico de Proa, o terceiro lugar ficou com o “Teimosia II”, de Filipe Almeida. Pela classe RGS, a quinta colocação ficou com “Peace & Love”, de Fabio Pinto.

PRÓXIMAS REGATAS
O campeonato Estadual de Ranger 22 continua nos dias 20 e 21 de agosto, com a disputa da copa Rei Olav V no Iate Clube do Rio de Janeiro, com o “Meia­noite II” na luta para manter o título.
O ICJG também estará representado por Eduardo Mendes em Brasília, na disputa do Campeonato Centro­Brasileiro de Ranger 22, nos dias 27 e 28. Ainda nessa data, acontece a Regata Rei Olav V para a classe Bico de Proa também com representantes do ICJG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui