Obituário – Manuel Ribeiro Gonçalves

0
723

A Ilha do Governador perdeu na noite de 5 de fevereiro o engenheiro Manuel Ribeiro Gonçalves, ex­presidente do Estaleiro Ilha S.A. (Eisa), antigo Emaq. Considerado por muitos como um dos ícones da indústria naval brasileira, Manelão, como era carinhosamente chamado por seus inúmeros amigos, foi um dos responsáveis diretos pelo desenvolvimento da Ilha do Governador, dando sempre preferência para a mão de obra qualificada local, empregando, direta e indiretamente, milhares de funcionários insulanos.

Humilde e mestre na arte de ensinar, Manuel teve incontáveis alunos e aprendizes, que se tornaram admiradores de sua forma como lidar com as pessoas. Muitos acreditam que o modo respeitoso como Manuel tratava seus funcionários vinha do fato de ele não ser um “engenheiro de escritório” ou um presidente de empresa que costuma ficar trancado em sua sala, uma vez que estava, por prazer, frequentemente no pátio do estaleiro.

Manuel presidiu diversos grupos, inclusive o Estaleiro Mauá, em Niterói, onde começou como estagiário de Engenharia e chegou ao posto de presidente. No EISA, foi dono e presidente, mas sempre acreditou na filosofia de que o maior bem de uma empresa são seus colaboradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui