O ecossistema da Ilha do Governador, a fauna e a flora perderam, no último dia 4 de outubro, o ambientalista José Luiz de Castro Ferreira, conhecido por Zé Luiz do Manguezal, região situada na Colônia Z10, Zumbi e Ribeira. Desde 1967
Zé Luiz, que era pescador, preocupado com a deterioração do mangue, vítima de despejo irregular de esgoto e lixo, promovia ações de conscientização (principalmente junto a crianças e jovens), mutirões de limpeza, palestras conscientizadoras e plantação de vegetação típica na Aparu do Jequiá, essa última ação com o apoio da fábrica de lubrificantes da Shell.
Em março de 2007, Zé Luiz foi homenageado pelo Jornal GOLFINHO com o Prêmio Mérito Ilha, na categoria Meio Ambiente, sendo muito aplaudido pelas mais de 300 pessoas presentes ao evento. Ele recebeu seu troféu das mãos do Capitão-de-Mar-e-Guerra Fernando Irineu e do jornalista Maurício lima. O Editor do GOLFINHO, Alzir Rabelo, e o Comodoro do Iate Clube Jardim Guanabara, José Moraes, que eram amigos do ecologista, manifestaram seus pêsames:
Zé Luiz foi um exemplo de cidadão, com uma visão além do seu tempo, sempre preocupado em contribuir para a preservação do nosso planeta disse José Moraes.
Zé Luiz do Manguezal, que tinha 63 anos, estava internado no hospital Evandro Freire desde julho, após sofrer uma queda na Colônia Z10.