Obituário: Zé Luiz do Manguezal

0
1020

O ecossistema da Ilha do Governador, a fauna e a flora perderam, no último dia 4 de outubro, o ambientalista José Luiz de Castro Ferreira, conhecido por Zé Luiz do Manguezal, região situada na Colônia Z­10, Zumbi e Ribeira. Desde 1967
Zé Luiz, que era pescador, preocupado com a deterioração do mangue, vítima de despejo irregular de esgoto e lixo, promovia ações de conscientização (principalmente junto a crianças e jovens), mutirões de limpeza, palestras conscientizadoras e plantação de vegetação típica na Aparu do Jequiá, essa última ação com o apoio da fábrica de lubrificantes da Shell.

Foto: arquivo do Jornal GOLFINHO, março de 2007

Em março de 2007, Zé Luiz foi homenageado pelo Jornal GOLFINHO com o Prêmio Mérito Ilha, na categoria Meio Ambiente, sendo muito aplaudido pelas mais de 300 pessoas presentes ao evento. Ele recebeu seu troféu das mãos do Capitão­-de­-Mar-­e­-Guerra Fernando Irineu e do jornalista Maurício lima. O Editor do GOLFINHO, Alzir Rabelo, e o Comodoro do Iate Clube Jardim Guanabara, José Moraes, que eram amigos do ecologista, manifestaram seus pêsames:
­Zé Luiz foi um exemplo de cidadão, com uma visão além do seu tempo, sempre preocupado em contribuir para a preservação do nosso planeta ­ disse José Moraes.

Zé Luiz do Manguezal, que tinha 63 anos, estava internado no hospital Evandro Freire desde julho, após sofrer uma queda na Colônia Z­10.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui