Fundação da Escola Modelar Cambaúba

0
523

Em meados dos anos 1950, tal como narrou a senhora Bertha W. Hecker, “O Jardim Guanabara estava nascendo ainda. A Estrada do Galeão era só buracos e a Ilha era o fim do mundo. Os táxis não se aventuravam por essas bandas e não tínhamos telefones. Era preciso ir até ao Aeroporto do Galeão para dar um telefonema, esperando na fila para conseguir uma ligação. O comércio era só a loja do Grego. Nos sentíamos um pouco pioneiros, deixando o conforto da Zona Sul para enfrentarmos uma nova vida aqui, em benefício dos filhos pequenos, que não queríamos ver brincando no ‘hall’ de um edifício escuro”.

Em 1959, um grupo de moradores do Jardim Guanabara, devido principalmente à grande distância entre o bairro e as escolas da Ilha do Governador, tomou a iniciativa de fundar para seus filhos um estabelecimento escolar sem fins lucrativos. Desta forma foi criada uma associação, que se tornaria responsável pela Escola Modelar Cambaúba. De início, além da turma de pré-escolar, foram criadas duas turmas do antigo Curso Primário. Como a escola não podia concentrar-se somente no atendimento aos filhos desses fundadores, teve de ser aceita a possibilidade de se matricular outras crianças, transformando todas as famílias interessadas em membros da associação, o que ocorreu em 1968.

A primeira Diretora do estabelecimento foi a professora Ivone Tarouco Correia, que foi sucedida pela professora Iracema Biolchini, seguindo-se à professora Amália Watson Von Windheim, o professor Paulo Soeiro da Costa, a professora Maria Masello Leta, a professora Vera Carvalho e o professor Luiz Alberto Boing. O Curso de Ensino médio foi criado em 1974, ocasião em que foi criado um laboratório de Ciências para que os alunos pudessem usufruir de aulas práticas.

Durante a administração de Paulo Soeiro da Costa, a escola definiu a sua filosofia educacional de Crítica dos Conteúdos, fazendo com que seus alunos mantivessem uma estreita relação entre o ambiente e a sociedade, através de visitas guiadas, feiras de ciências, exposições de arte e atividades extraclasse. Após mais de 60 anos de existência, a filosofia de seus fundadores permanece ativa, mantendo-se como um dos mais conceituados estabelecimentos de ensino da Ilha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui