Serviços e comércios – Parte 01

0
702

Houve uma época em que a população insulana podia contar com uma série de serviços prestados por profissionais que através de suas habilidades eram capazes de reparar praticamente qualquer coisa. A grande maioria possuía uma tendência natural, aperfeiçoada a duras penas e que na maioria das vezes era passada dos pais para os filhos.

Não era difícil encontrarmos: marceneiros, mecânicos, sapateiros, latoeiros, amoladores, ferreiros, eletricistas, e tantos outros, os quais algumas vezes sequer possuíam uma oficina, realizando todas as suas tarefas em domicílio.

Alguns poucos conseguiam desenvolver várias habilidades e, em suas oficinas domésticas, realizar uma série de atividades distintas. Eram conhecidos pela população como “Faz Tudo”. Bombas d’água, peças de mobiliário e bicicletas eram levadas até suas oficinas para serem recuperadas.

na região da Freguesia o “Faz Tudo” era o Sr. Adolfo Corrêa Fust, imigrante português que veio para o Brasil na década de 1910, e que a partir de 1923 foi residir ao lado da Escola Rotary. Mais tarde seus filhos Adolfo, Lucio e Antônio seguiram durante muitos anos a tradição do “Faz Tudo”.

Ainda na Freguesia, tivemos nos anos 50 o Sr. Gentil, que possuía uma loja na Praça Carmela Dutra dedicada ao reparo de motocicletas e bicicletas motorizadas. Proprietário de uma Harley Davidson grená, com seu nome em uma peça cromada sobre o paralamas dianteiro, não dispensava o uso de um blusão de couro, mesmo durante os dias mais quentes do verão.

Bem próximo à Praça, na Avenida Paranapuã, tivemos outro comércio inesquecível: a barbearia do Seu Marcelino, este sempre com uma roupa branca impecável, sem dispensar uma gravata tipo borboleta vermelha.

Quando o bonde parava no ponto, fazia questão de ver se não havia nenhuma criança a ser encaminhada à barbearia, para um corte tipo “Príncipe Danilo bem curto”. Ao terminar o serviço, colocava o jovem freguês de volta no bonde e lhe passava uma série de recomendações, tal como não andar no estribo, ceder o lugar para os mais velhos e ir direto para sua casa.

Personagens que nos deixaram saudades…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui