Jovem Aprendiz no teatro

0
2067


Cerca de 50 alunos do Colégio Estadual Maria de Lourdes de Oliveira (Tia Lavôr) se formaram em novembro no Programa Jovem Aprendiz no Teatro, projeto que me orgulho de ter feito parte desde o início do programa em 2018, quando trouxemos junto com a Secretaria Estadual de Educação na gestão do então Secretário Wagner Victer o projeto para as duas escolas estaduais da Ilha. Esse magnífico e pioneiro projeto contemplou quase 100 alunos da rede pública estadual insulana.
O programa foi o primeiro curso de teatro voltado para jovem aprendiz no Brasil e foi criado pelo Instituto Arcádia (entidade qualificadora) em maio de 2018 em parceria com o Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho), Rio Solidário, Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
Os jovens que participaram do projeto obtiveram toda a qualificação profissional durante 15 meses, totalizando 1.200 horas, com aulas nos turnos da manhã e da tarde, com Carteira de Trabalho assinada e receberam salários como Jovem Aprendiz e também participam de aulas teóricas e práticas de interpretação de textos e personagens, ensaio de obras dramáticas, desenvolvimento de procedimentos de interpretação e de pesquisas e demonstração de competências pessoais. Além disso, aprenderam técnicas de direção de teatro e de palco, cenografia, sonoplastia, entre outros ensinamentos aplicados e adotados nos campos da arte e da cultura.
Durante a apresentação da peça, escrita pelos próprios alunos, “Você lembra do Vilarejo?”, foi nítida a evolução deles no palco nesses 1 anos e 3 meses e este mês os próximos formandos serão os alunos do Colégio Estadual Mendes de Moraes que também foram contemplados com o projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui