Histórias de Escolas (1)

0
1088

Se houve uma época em que todos nós re­cordamos com saudades, certamente os anos de Escola estarão em primeiro lugar. Apesar de alguns sustos e desilusões, a escola sem­pre acabou por nos proporcionar momentos alegres e divertidos, seja por parte de colegas ou de professores. É verdade que em alguns casos até mesmo uma guerra poderia ter sido declarada, e foi o que aconteceu em 1953, quando cursava a quinta série primária na Escola Rotary, na Freguesia, aluno de Dona Georgette. Naquela ocasião tinha o hábito de me distrair com as menores coisas, ou então entabular conversas intermináveis com o co­lega vizinho, o que acarretava uma série de repreensões e castigos. Dali a pouco tempo já havia certa animosidade entre eu e a mi­nha professora. Depois de vários dias “sem saída”, ou tendo que escrever como castigo 50 vezes frases intermináveis, resolvi tramar uma terrível vingança: lá no fundo do pátio havia um enorme filtro “Fiel”, com três velas que, pelo seu tamanho, deveria comportar cerca de uns 100 litros d’água. Era perfeito para o meu objetivo.
– Professora, posso ir beber água?
– Hum, hum…
Poxa, Dona Georgette deveria estar real­mente muito brava comigo. Nem falou nada! … Apenas resmungou! De dentro da surrada pasta de couro, retirei o meu copo, daqueles com três anéis que se encaixavam, e atraves­sei o pátio… Perfeito! Ninguém a vista. Todos concentrados em seus deveres.
Abri a torneira, enchi o copinho… Bebi tudo rapidamente e fui embora. A torneira permaneceu aberta, inundando todo o pátio. Evidente que o suspeito número um, pelo menos para Dona Georgette era eu, mas… E as provas? De nada adiantou ameaçar, falar e berrar. Pelo menos ela tinha um forte senso de justiça, e desta vez eu consegui escapar. Havia finalmente me vingado dos castigos!
Ainda por causa dos meus devaneios e conversas, certo dia fui “convidado” por meio de puxões de orelha a sentar em um canto da mesa da professora . Ficava mais perto para ela me vigiar, e além de que não poderia mais desenhar nas orelhas do caderno. Mas aquele enorme filtro continuava me desafian­do. Imaginava-o como um monstro disforme, sobre longas pernas finas, pronto a atacar a um incauto. Até que em certo dia, depois de ser informado de que estava “sem saída”…
– Professora! Posso ir beber água?
– Hum, hum…
Claro que ela estará de olho em mim todo o tempo! A coisa deve ser feita com muito cuidado… A sala de Dona Emiliana, bem ao lado da minha, como sempre, permanecia fechada… Tudo perfeito!
Bebi a água, deixei a torneira aberta até começar a se formar uma enorme poça. Nin­guém à vista. Pisei na água e saí deixando as marcas até o tapete defronte da sala de Dona Emiliana. Passei o sapato no tapete até a sola secar bem e parti para a minha sala de aula.
– Dona Georgette, já voltei! Não deu para beber água. O pátio está todo inundado, olhe só! Mas desta vez deixaram as marcas. A Senhora não vai poder dizer que fui eu…
Da próxima teria que inventar outra. Já tinha abusado demais da sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui