Metodologias Ativas de Ensino são o diferencial na Cambaúba

0
667

No dia 21 de abril, a Escola Modelar Cambaúba com pletou 62 anos, mantendo-se, ao longo de todo esse tempo, como uma referência em educação de qualidade, como seu próprio nome sugere. Uma das razões que levam a Cambaúba a manter essa tradição é o respeito à autonomia do aluno no processo de aprendizagem, alcançada por meio do emprego de Metodologias Ativas de Ensino.

“São metodologias que colocam o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem” – explica o diretor pedagógico luiz Alberto Boing, citando como exemplo bem sucedido de metodologia ativa o trabalho por projetos implementado na escola, que permitem conectar questões do mundo atual com o currículo, tornando-o mais atraente e interessante para o aluno. “Na Cambaúba temos projetos tradicionais, como a ExpoCambaúba, o Festival de Poesias e as Viagens Culturais” – afirma ele.

O diretor Boing no Festival de Poesia (transmitido online) em homenagem a Clarice Lispector

Os projetos buscam consolidar o que foi ensinado na sala de aula, de forma a desenvolver as competências e habilidades de cada aluno, entre elas: equilíbrio emocional e bem-estar pessoal, capacidade de observação e negociação, análise e problematização do objetivo do conhecimento, além da busca por uma visão de mundo inovadora.

O ensino híbrido, empregado na Cambaúba desde o início da pandemia de Covid-19, no ano passado, também é um exemplo de metodologia ativa, como explica o diretor Boing, já que esse sistema requer do aluno maior senso de responsabilidade e, dessa forma, viabiliza a personalização do processo de aprendizado.

– As metodologias ativas permitem um olhar sobre todo o processo de construção de conhecimentos. Como cada aluno tem uma aproximação diferente no processo, é possível personalizar melhor a própria aprendizagem. Desse modo, o conhecimento passa a ser mais significativo para o estudante – complementa o diretor.

Mesmo diante da pandemia de Covid-19, os alunos formandos tiveram um resultado bastante positivo no Enem 2020, já que durante toda a formação escolar a Cambaúba trabalha de maneira a tornar o estudante protagonista do seu processo
de aprendizagem. Dessa forma, o conhecimento não é simplesmente algo transmitido pelos profissionais de educação. Os alunos, através de sua autonomia e responsabilidade, características essenciais ao ensino híbrido, são parte efetiva
desse processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui