Campanhas alertam os homens e as mulheres para cuidados com a saúde

0
279

O Outubro Rosa e o Novembro Azul são duas campanhas celebradas mundialmente para alertar homens e mulheres sobre a prevenção ao câncer de próstata, da mama e do cólo do útero. O Outubro Rosa surgiu na década de 90 para alertar a sociedade quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos tipos que mais acomete as mulheres, correspondendo a 25% de novos casos dessa enfermidade por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença é mais comum a partir dos 35 anos e, com o avançar da idade, o risco aumenta, especialmente após os 50 anos.

O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, para chamar a atenção sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do tumor de próstata, a segunda principal causa de morte por câncer. Quando detectado precocemente, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura.

Em comemoração ao Outubro Rosa, o projeto “Alegria, Alegria”, que oferece ginástica dançante para representantes da terceira idade, organizou uma grande festa no Aterro do Cocotá. O evento contou com um café da manhã e com as alunas vestidas de rosa. O projeto teve início há 10 anos, por iniciativa da professora Andrea Baptista, que também coordena um núcleo semelhante na Praia da Bica, reunindo cerca de 50 alunas em cada um. “Buscamos aumentar a qualidade de vida dos praticantes através de exercícios físicos” – declarou Andrea, revelando que pretende inaugurar mais dois núcleos em 2023.

As aulas no Cocotá acontecem às segundas, quartas e sextas, às 7h15min e às 8h15min. Na Praia da Bica é às terças e quintas, às 8 horas, próximo ao quiosque Mormaço. A taxa de participação é de R$ 20,00 por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui