Notícias

Utilidade pública: Hospitais, UPA Pediátricas, Clínicas da Família, Centros de Saúde… onde procurar atendimento médico na Ilha?

P40F1

Algum parente meu, adulto ou criança, está adoentado ou sofreu um acidente. Para onde devo conduzi-lo? Foi com esse pensamento, de orientar corretamente os insulanos, que o Jornal GOLFINHO, as­sessorado pelo Subprefeito da Ilha, Fábio Souza, resolveu preparar essa reporta­gem. Além do Hospital Municipal Evandro Freire, a Ilha do Governador sedia mais dois hospitais públicos – o Municipal Nossa Senhora do Loreto e o de Força Aérea do Galeão, esse último só atendendo servi­dores da Aeronáutica e seus dependentes – e uma Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico (UPA). O antigo Hospital Mu­nicipal Paulino Werneck foi transformado em um centro e saúde. Mas nem sempre o morador deve procurar atendimento médico em hospitais: para isso, existem também, funcionando como prevenção, duas Clínicas da Família, quatro Centros Municipais de Saúde e uma Policlínica.

A fim de evitar hiperlotação no Evan­dro Freire, é conveniente que os insulanos conheçam os outros serviços públicos de saúde ofertados pelos demais pólos de atendimento. Dessa forma, é possível que a população seja atendida de manei­ra mais rápida e eficaz, de acordo com as suas necessidades clínicas.

Nas Clínicas da Família e nos Centros Municipais de Saúde são oferecidas, de modo comum, consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, raios X, ultrasso­nografia, curativos, eletrocardiograma e planejamento familiar. Ainda nas Clínicas da Família, diversos outros serviços es­tão à disposição da população, como de­senvolvimento das ações de controle da dengue e outros riscos ambientais em saúde, puerpério, acolhimento mãe-bebê após alta na maternidade, rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama, exames de laboratório (sangue, urina, fezes e escarro), teste do pezinho, teste do reflexo vermelho e da orelhinha, teste rápido de sífilis e HIV, teste rápido de gravidez, programa Aca­demia Carioca, controle do tabagismo, prevenção, tratamento e acompanha­mento das DTS e HIV, acompanhamento de doenças crônicas, identificação, trata­mento e acompanhamento da tubercu­lose, identificação, tratamento e acom­panhamento da hanseníase e ações de promoção da saúde e proteção social na comunidade.

Na Policlínica Newton Alves Cardozo, localizada no Cacuia, as ofertas de aten­dimento são para consultas médicas es­pecializadas (ginecologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ortopedia, pneumologia, otorrinolaringologia), con­sultas realizadas por outros profissionais da saúde (nutrição, enfermagem, psico­logia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia), pequenas cirugias, suporte diagnóstico e terapêutico, práticas inte­grativas e complementares e atendimen­to odontológico especializado.

O Hospital Municipal Evandro Freire atende os casos de urgência e emergência nas especialidades cirurgia-geral, trau­mato-ortopedia, clínica médica, terapia intensiva e pediatria. Segundo a assesso­ria de comunicação do hospital, “o socor­ro é prestado em qualquer especialidade médica – e os primeiros procedimentos são feitos assim que o paciente chega ao hospital em situações de emergência; quando a circunstância exige que ocorra uma intervenção médica imediata, como uma cirurgia, um controle de uma he­morragia, uma parada cárdio-respirató­ria, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) ou em situações de urgência, quando o problema deve ser resolvido imediatamente, evitando risco de vida ou seqüelas”.

O Hospital Nossa Senhora do Loreto, que fica no Galeão, dedica-se prioritaria­mente ao tratamento de crianças porta­doras de fenda labiopalatal, conhecida como lábio leporino. É um hospital pediá­trico, referência em atendimento clínico-cirúrgico para a correção de lábio leporino e em cirurgias gerais pediátricas. Conta com um ambulatório multidisciplinar.

 

ENDEREÇOS, TELEFONES E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO 

CLÍNICA DA FAMÍLIA

ASSIS VALENTE

Horário de funcionamento: segun­da a sexta, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 12h. Local: Estrada das Canárias, sem número, Galeão. Tel: 2465-3496.

CLÍNICA DA FAMÍLIA

MARIA SEBASTIANA DE OLIVEI­RA

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 12h.Local: Avenida do Magis­tério, sem número, Vila Juaniza. Tel: 2462-4720.

CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE PARQUE ROYAL

Horário de funcionamento: segun­da a sexta, das 8h às 17h; sábado, das 8h às 12h. Local: Rua Jornalista Ataíde Pires, 25, Portuguesa. Tel: 3353-8448.

CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 19h; sábado, de 8h às 12h. Local: Avenida Ilha das Enxa­das, 100, Bancários. Tel: 3975-4962.

CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE PAULINO WERNECK

Horário de funcionamento:

Local: Estrada da Cacuia, 745. Tel: 3111-7706.

CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE NECKER PINTO

Horário de atendimento: seg a sexta, das 7h às 17h; sábado, das 7h às 12h. Local: Estrada Rio Jequiá, 428, Zumbi. Tel: 3367-5171.

POLICLÍNICA

NEWTON ALVES CARDOZO

Horário de Atendimento: segunda a sexta, de 7h às 19h; Equipe do CMS: segunda a sexta, 8h às 17h. Local: Rua Dr. Antônio Monteiro, 191, Cacuia. Tel.: 3363-0521.

  • A Policlínica Newton Alves Car­dozo também se caracteriza como unidade de atenção primária, como os Centros Municipais de Saúde.

Os comentários estão encerrados.