A Palavra do Comodoro

Tite coloca o Brasil mais perto de ser campeão novamente

Palavra do Comodoro

Temos de tirar o chapéu para Tite. A sequência de vitórias nos jogos classificatórios para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, já é um feito memorável. Mas, na minha opinião, ainda maior que isso é o fato de que ele devolveu ao brasileiro a sua autoestima, seriamente abalada na Copa de 2014 e nas primeiras partidas disputadas nas Eliminatórias.

Mas qual a razão desse sucesso de Tite, que colocou o Brasil com chances reais de ser campeão mundial novamente? Sim, pois nossa Seleção é hoje, inquestionavelmente, uma das três melhores que existem… Eu atribuo o sucesso de Tite a di­versas qualidades. Ele é um estudioso do futebol, determinado, objetivo. Mas sua virtude principal é o inter-relacionamento que mantém com os jogadores, exercendo uma liderança nata. Nossos craques, geralmente, vêm de famílias pobres, sofridas. Praticamente de um dia para o outro, tornam-se milionários, ídolos. Não é qualquer um que tem estrutura e maturidade para lidar com isso, é necessário que o técnico possua muita sensibilidade e um olhar bastante humano para ter esse grupo, como se diz, nas mãos. Digo isso porque sou um apaixonado pelo futebol, que comecei a jogar aos quatro anos de idade. Como técnico no fut 7 do Flamengo-Iate-Modus e da Seleção Brasileira, obtivemos 40 títulos em quatro anos, entre cam­peonatos mundiais, brasileiros, regionais, municipais, etc.

Tomemos como exemplo o nosso ídolo maior, o Neymar. Que ele é o melhor jogador do Brasil, ninguém duvida. Mas, sob o comando de Tite, está se tornando, na minha opinião, o melhor do mundo, à frente de Messi e Cristiano Ronaldo. Pode ainda não ser o melhor, mas, no momento, é quem está sen­do o melhor do mundo. Uma simples providência de Tite, por exemplo, dando-lhe a braçadeira de capitão, contribuiu para o progresso e consolidação do nosso maior craque.

Por último, como se não bastasse tudo de bom que Tite tem proporcionado ao povo brasileiro, nós, da Ilha do Gover­nador, temos de bater palmas para as seguidas convocações de Diego Souza, dono de habilidade e objetividade ímpares. Além disso, Diego Souza, que há cerca de 10 anos participa de todas as Peladas Modus disputadas no Iate Clube Jardim Guanabara, é muito agregador e excelente caráter.

Parabéns, Tite! O Brasil te aplaude. Continue assim.

JOSÉ MORAES

Comodoro

Os comentários estão encerrados.