Foco na Ilha

Sun Yat-sen

carla

No dia 19 de junho, a Sun Yat-sen, uma tradicional escola insulana, vai completar 55 anos da sua inauguração, ocorrida em 1963. A escola da rede pública municipal que atende alunos da educação infantil e do ensino fundamental em suas cinco salas de aula fica localizada entre os bairros do Tauá e do Bancários, na Rua Demétrio de Toledo, esquina com Max Yantok. Com uma arquitetura linear, com quadra, parque, é um espaço que marcou muitas gerações, onde milhares de alunos já passaram e os mais íntimos a chamam carinhosamente de “Sun”.

Em comemoração aos 55 anos da Sun Yat-sen, vou escrever um pouco sobre a vida de seu homenageado, o homem que deu nome à escola, que tem uma história pouco conhecida por aqui, mas muito reverenciada pelo povo chinês. Você já ouviu falar deste líder revolu­cionário chinês?

Sun Yat-sen nasceu Sun Wen, filho de pobres camponeses, em uma província de Guangdong, no sul da China, e tornou-se um dos grandes líderes da China moder­na. Médico e estadista político, fundou

o Kuomintang (Partido Nacionalista Chi­nês) e foi o Primeiro Presidente da República Popular da China, país que visitei em 2017, durante o encontro dos BRICS e que, em breve, pretendo voltar para me aprofundar em sua estrutura política e econômica.

Sun Yat-sen liderou a Revolução Chine­sa em 1911, enfraquecendo e varrendo a Dinastia Qing do país. Em outubro do mesmo ano, representantes das provín­cias Chinesas, proclamaram a República, escolhendo Sun Yat-sen como o primeiro Presidente da República Chinesa. Sun era uma figura de união na China pós-imperial e até hoje continua sendo o único político chinês do século XX que foi amplamente reverenciado entre os povos de ambos os lados do Estreito de Taiwan.

Sun Yat-Sen dedicou sua vida à luta pela revolução em seu país, mas perdeu a luta contra o câncer e não viveu para presenciar os frutos do seu trabalho, que foi a vitória de Kuomintang em Beijing. Com sua morte, Sun Yat-sen foi homenageado em toda a China, principalmente pelo seu papel na revo­lução e sua influ­ência no desenvol­vimento dos três princípios do povo chinês, resumidos como nacionalismo, democracia e o bem-estar do povo, legados preciosos para o país. Os seus princípios aparecem na primeira linha do Hino Nacio­nal da República da China, mais um legado precioso da filosofia política de Sun Yat-sen.

Seu mausoléu fica em Nanjing, capital da província de Jiangsu, em um belo com­plexo de jardins e palácios de mármore muito popular entre os turistas de todo o mundo. Sun Yat-sen, nome dado a esta nossa pequena escola da Ilha do Governa­dor, ainda é muito reverenciado, pois ficou eternizado como o “pai da nação”, aclamado pela preparação e execução da sua teoria revolucionária, um grande orgulho para o nosso bairro sediar essa homenagem ao povo chinês.

carla artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *