Gastronomia

Quiosque Shimaki celebra 10 anos com festival japonês

P28F1

Em comemoração aos seus 10 anos, o quiosque Shimaki, na Praia da Bica, promoveu em agosto o tradicional festival japo­nês Tanabata Matsuri. O evento, realizado pela primeira vez na Ilha do Governador, contou com uma apresentação do grupo Rio Nikkei Taiko, de tambores tradi­cionais japoneses, além de de­coração especial, distribuição de fitas para que os clientes escre­vessem seus pedidos e um prato especialmente desenvolvido para a ocasião.

De acordo com Wagner Rocha, proprietário do Shimaki, o even­to teve como principal objetivo divulgar a cultura japonesa na Ilha. “Eu sempre tive a vontade de realizar eventos associados à cultura japonesa aqui no bairro, então achei que essa seria uma época propícia para iniciar essa ação” – declarou.

Celebrada todos os anos, desde o século 9, o Tanabata Matsuri, também conhecido como Festival das Estrelas, chamou a atenção de quem passou pelo Shimaki, seja pelo som dos tambores ou pelas co­res do evento. O quiosque foi deco­rado com dezenas de kussudamas, ramos de bambu enfeitados com papéis coloridos que simbolizam as estrelas. Os clientes puderam pendurar os tanzaku, pequenos pedaços de papel com pedidos para a princesa Orihime e para Kengyu.

O ponto alto da festa foi a apre­sentação do Rio Nikkei Taiko, com a sua percussão em tambores ja­poneses. Além do tradicional menu à la carte, o Shimaki preparou um prato exclusivamente para o festi­val: o combinado Tanabata, com uma seleção especial de sushis e sashimis.

Os comentários estão encerrados.