Educação

Professor insulano ganha prêmio de educação científica

CONEXAO
P4F2

O professor Fabiano Rapozo

O professor insula­no Fabiano Rapozo de Carvalho, do Colégio Estadual Leonel Aze­vedo, na Portuguesa, foi um dos cinco do­centes da Secretaria de Estado de Educa­ção vencedores do 4º Prêmio de Educação Científica. Ele e os outros ganhadores re­alizarão um intercâm­bio na Inglaterra, este ano, onde participarão de palestras, visitarão museus e instituições de ensino, entre ou­tras atividades.

Fabiano, que le­ciona há 9 anos no mesmo colégio, ficou em terceiro lugar na categoria Ensino Mé­dio. Ele desenvolveu um projeto baseado na Pipa Tetraédrica, de Graham Bell – in­ventor do telefone –, que tem quatro lados e é semelhante a uma pirâmide. Segundo Fa­biano, a ideia era uti­lizar um elemento do cotidiano dos jovens para aperfeiçoar as au­las de geometria e, dessa forma, realizar atividades lúdicas em busca de significados e incentivando a investi­gação da matemática.

— Perguntei aos alunos se eles gostariam de trabalhar com pipas. Assim que concorda­ram, disse que seria uma pipa diferente. Alguns estranharam, mas toparam. Junta­mos canudos, linhas, panos e começamos a confeccionar as pi­pas. Durante as aulas orientava sobre os tamanhos que cada lado deveria ter e utilizávamos conhe­cimentos de geome­tria para construí-las. Fizemos as pipas e nos reunimos para soltá-las. Foi surpre­endente — comentou.

Os comentários estão encerrados.