Medicina & Saúde

Os problemas na saúde parecem não ter fim: sem verba, Hospital Evandro Freire pode fechar

P1F1

Como se não bastassem a desistência da Prefeitura de construir uma maternidade aqui no bairro, conforme prometido na campanha, e a crise que atingiu as clínicas da família, com ameaça de extinção ou de demissão de muitos funcionários, novo pesadelo com a saúde pública está atormentando os moradores da Ilha: a grave crise no Hospital Municipal Evandro Freire, que está sem receber repasses e com os funcionários sem salários.
A Secretaria Municipal de Saúde e o próprio Prefeito Crivella negam que o hospital possa cerrar as portas, mas a sociedade insulana está insegura, preocupada, indignada e temerosa.

P12F1

Com cartazes e nariz de palhaço, funcionários cobram solução

Uma novela, com roteiro de terror, vem se arrastando e apavorando os moradores da Ilha do Governador. Por falta de cumprimento das obrigações por parte da Prefeitura do Rio, que não vem cumprindo os repasses contratuais à organização social Cejam, o Hospital Municipal Evandro Freire está correndo o sério risco de fechar suas portas.

Em duas ocasiões, no final de agosto, funcionários do hospital fizeram manifestações de protesto na Estrada do Galeão (mas sem interditar o trânsito, pois voltavam para as calçadas assim que o sinal abria para os carros).

A situação se torna ainda mais grave quando se constata que o Hospital Municipal Evandro Freire é o único que mantém sua emer­gência aberta em toda essa região, pois a do Hospital Federal de Bonsucesso e a do Fundão encontram-se fechadas.

Por ano, a CER (Coordenação Regional de Emergências) do Evan­dro Freire faz cerca de 100 mil atendimentos. O hospital atende principalmente na área da ortopedia, cirurgias de trauma, processos inflamatórios abdominais. E realiza, por ano, cerca de 2 mil cirurgias de urgência e emergência.

Em resposta a um longo questionamento, a Secretaria Municipal de Saúde disse ao Jornal GOLFINHO, laconicamente, que o hospital não corre o risco de fechar.

Os comentários estão encerrados.