Sociedade

Moradores abraçarão o Fórum dia 22 pedindo que a sede do Conselho Tutelar seja na Ilha

foto PAGL

No próximo dia 22, sábado, a partir das 9 horas, um grupo de moradores da Ilha promoverá uma caminhada no Aterro do Cocotá, que culminará com um abraço simbólico no Fórum. O objetivo é convencer a Prefeitura a instalar, em nosso bairro, a sede do Conselho Tutelar, que atualmente está localizada em Bonsucesso.

Abaixo-assinado reivindica que o Conselho Tutelar da Ilha tenha a sua sede… na Ilha

Sim, à primeira vista o título acima pode parecer mal feito, redundante. A palavra “Ilha” aparece repetida. Mas não, ele está apenas querendo enfatizar que aquilo que deveria ser o normal não é. Ou seja: que a sede do Conselho Tutelar da Ilha deveria ser na Ilha. Mas não é, é em Bonsucesso.

Na administração passada, houve uma tentativa de trazer a sede desse importante órgão para a então Subprefeitura da Ilha, hoje rebatizada como Superintendência. Mas a boa intenção não foi concretizada. Assim, os cinco conselheiros tutelares eleitos pelos moradores da Ilha têm que se deslocar até a Rua da Regeneração, 654, em Bonsucesso, para dar conta de suas incumbências – e todos os insulanos que tenham alguma demanda a resolver no órgão também têm que se deslocar para lá.

Assim, um abaixo-assinado foi criado por um grupo de moradores da Ilha, que se constituiu por meio de  uma sociedade civil organizada e apartidária, que tem, no Face­book, a página Movimento Conselho Tutelar na Ilha Já. Através da plataforma de abaixo-assinados virtuais Change.org, qualquer morador da Ilha pode (e deve!) aderir a esse pleito.

Segundo os organizadores do abaixo-assinado – o conselheiro tutelar Rodrigo Farias da Silva, Patrícia Freitas Salvador e Consuelo Machado -, o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) recomenda, através da Resolução 139, que haja um Conselho Tutelar para cada 100 mil habitantes; na Ilha do Governador, a população está em torno de 250 mil habitantes.

Os líderes desse movimento lembram que local para a sede não é problema, já que, na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança, realizada no dia 1º de junho, a Prefeitura de Aeronáutica do Galeão (foto acima) informou que desde 2016 já disponibi­lizou espaço para sediá-lo.

Os comentários estão encerrados.