Educação

Degase: cursos profissionalizantes

p30f2

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade e de internação no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), vin­culado à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), participaram em dezembro de uma aula inau­gural do “Projeto Aprendizagem”. Inicialmente, 330 jovens terão a oportunidade de participar de cursos de Assistente Administra­tivo, Microempreendedor Indivi­dual (MEI), Pizzaiolo, Promotor de Vendas, Barbeiro e Manicure/ Pedicure, nas dependências do Degase na Ilha do Governador e em Bangu.

As aulas, teóricas e práticas, serão ministradas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e o programa terá a duração de 12 meses, com jornada de quatro horas diárias. Os contemplados, além de participarem dos cursos de aprendizagem gratuitamente, terão a carteira de trabalho assi­nada como aprendiz, receberão salário mínimo por hora e todas as verbas trabalhistas assegura­das pela Lei da Aprendizagem.

A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Ministério de Educação, por meio do IFRJ, Tri­bunal de Justiça do Rio de Janeiro e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra).

Os comentários estão encerrados.