Notícias

Caixa anunciou aumento do valor a ser financiado para a compra e reforma de imóveis

P20F2

O Governo anunciou, através da Caixa Econômica Federal, que a cota de financiamento para imóveis usados subiu de 60 para 70% do valor total; para a compra de imóvel novo, construção em terreno próprio, aquisição de terrenos e reforma ou ampliação, o percentual subiu de 70 para 80%.

Sem dúvida que a notícia é boa. Mas será suficiente? Para Almir Gonzaga, diretor da Squadros Imobiliária,“o mercado imobiliário da Ilha do Governador e do Município do Rio de Janeiro ainda encontra-se frio”:
— A compra e venda de imóveis está adormecida. O número de imóveis ofertados continua sendo infinitamente superior à procura.

Os preços precisam cair, bem como as linhas de crédito precisam ter taxas de juros e condições de contratações melhores que os praticados atualmente. Aguardamos melhores dias para um mercado
em crise, cuja recuperação será lenta — explica Almir.

O economista José dos Santos Telles acredita que essa medida irá aquecer o mercado de compra e venda e o de reforma de imóveis:

  • Não vai resolver totalmente, pois houve uma retração muito grande. Mas acende uma luz no fim do túnel e sinaliza que o Governo não está inerte. Só isso, psicologicamente, já representa um ganho real. Haverá, certamente, a médio prazo, um aumento das transações imobiliárias, mesmo que pequeno, o que representará a abertura de novas vagas no mercado de trabalho, o aumento no recolhimento de impostos…e outras consequências positivas. Aqui na Ilhado Governador há um grande número de imóveis sem encontrar comprador, mas creio que esse quadro vai começar a mudar agora.

P20F1

Tá na moda…

Segundo especialistas no setor, as últimas tendências de decoração estão mantendo a cor cinza e luminárias grandes, mas os tons fortes e vibrantes – com tonalidades delica­das e suaves – estão crescendo, assim como as estampas maxi florais e móveis retrô.

As cores do momento são o rosa quartz e o azul serenidade, que vão contrastar com o cinza, o amarelo, o vermelho e o púrpura.

Adesivos e padrões geométricos estão ganhando espaço na decoração: nas almo­fadas, tapetes, paredes, móveis… pensando sempre na harmonia do conjunto.

Os comentários estão encerrados.