Foco na Ilha

“Água da casa, por favor”

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Poucos sabem, mas há uma lei Estadual de N° 7.047/15 que obriga bares e restaurantes a fornecerem água filtrada gratuitamente para os clientes. Alguns meses atrás, adquiri o hábito de pedir a água “free” e comecei a postar nas minhas redes sociais os lugares que me con­cederam a “água da casa”. O intuito é divulgar essa Lei que poucos conhecem, e os que co­nhecem muitas vezes tem vergonha ou medo de solicitar a água gratuita.

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Fui em diversos bares e restaurantes da Ilha do Governador e em nenhum deles tive qualquer tipo de constrangimento ao solicitar a água da casa em restaurantes e posso citar os exemplos dos restaurantes Veleiro, Arena, Mocellin, Zamak e Espetto, cuja água veio filtra­da e gelada, o que me deixou bastante otimista em continuar pedindo e principalmente fazendo valer o direito previsto nessa lei.

Na Europa, por exemplo, a água gratuita chega na mesa espontaneamente sem nenhum tipo de solicitação e a água da casa sem dúvida é a mais consumida por todos democraticamen­te. No Rio isso ainda não acontece, mas como consumidores devemos exigir esse direito, que além de ser ecologicamente mais correto, pois não gera resíduos das garrafas e emissões nos transportes dos caminhões, fica bem mais em conta para o bolso do consumidor e, além disso, a água da Cedae tem a sua qualidade aprovada e testada.

Recentemente, o jornal inglês The Guardian contabilizou os prejuízos que as águas engar­rafadas trazem ao ecossistema. De acordo com o periódico, para produzir uma garrafa de plástico de um litro, são consumidos 162 gramas de petróleo e sete litros de água, o que gera mais de 100 gramas de emissões de gases causadores do efeito estufa, aproximadamente 10 balões cheios de gás carbônico por garrafa, demonstrando o grande impacto ambiental.

O não cumprimento da lei implica, no míni­mo, em multa de R$ 542, além de outras pe­nalidades que constam no Código de Defesa do Consumidor. O valor da multa pode aumentar, caso o estabelecimento seja reincidente.

De acordo com o Procon Estadual, se o es­tabelecimento se negar a servir água, o cliente deve ligar para o Disque Procon, no número 151, ou fazer a sua reclamação em um posto de atendimento ou pelo site do órgão. Em caso de desconfiança, o cliente pode pedir para ir até a cozinha e ver de onde o estabelecimento tirou a água que está sendo servida.

Façam valer a lei e os nossos direitos! Vamos exigir a água gratuita e filtrada, pois faz bem à saúde, ao bolso e ao meio ambiente.

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