Foco na Ilha

A Tribo do Cacuia

foco-na-ilha-capa

O Carnaval acontece na Ilha do Governa­dor! Os insulanos que lotaram os ensaios da União da Ilha já estão fazendo o “esquenta” nos blocos de rua”. Até ano passado eram 34 blocos que desfilaram pelas ruas do nosso bairro. Neste ano, o número subiu para 39, mostrando o crescimento e o fortalecimento do carnaval de rua na Ilha.

Não há como falar do carnaval de rua da Ilha sem contar um pouco da história de um dos blocos mais tradicionais do bairro: o Tribo do Cacuia, que surgiu em 1999 e foi fundado em 19 de abril de 2000, no Dia do Índio, homenageando aqueles que foram os primeiros habitantes da Ilha do Governador.

A tradição do carnaval de rua em especial no bairro do Cacuia, uniu amigos e, a partir disso, formaram o bloco que é um patrimônio da cultura popular da Ilha do Governador . As cores vermelha, azul e amarelo, além de serem parecidas com as cores da União da Ilha, trazem o amarelo da cor do sol, astro adorado pelos índios.

Com muita irreverência, diversidade e uma grande dose de orgulho, a Tribo do Cacuia desfila no Cacuia no fim de tarde da terça-feira de Carnaval. Uma multidão de foliões participa do desfile familiar de um dos blocos mais acompanhados da Ilha. Milhares de ca­ciques, índios, curumins e outros grupos de fantasias da Ilha formam as irreverentes alas da Tribo, que em 2018 comemoram a volta oficial do seu desfile na Estrada da Cacuia.

O Presidente do Bloco, Luís Carlos Taufie e toda a sua diretoria foram e são incansáveis pelo sucesso do bloco, os responsáveis para que as famílias insulanas voltassem a curtir o tradicional Carnaval do Cacuia.

A Tribo do Cacuia é muito além de um bloco de rua, tornou-se também um movimento cultural movido por pessoas apaixonadas pelo Carnaval e também preocupados com o social da Ilha. O bloco, aliás, realiza campanhas para ajudar a Casa do Índio e as diversas manifestações da Cultura de Rua.

O bloco possui como característica ho­menagear em seus enredos a Ilha do Go­vernador, personalidades locais, a cultura insulana e claro, os índios. Parabéns a essa grande instituição chamada Tribo do Cacuia, orgulho dos amantes do carnaval da Ilha do Governador.

Que seja um carnaval maravilhoso para todos os foliões Insulanos e aproveito para parabenizar aos presidentes, diretores e componentes de todos os blocos da Ilha que fazem a alegria democrática do nosso povo nestes dias de folia.

Os comentários estão encerrados.